My dream museum is:

A community open museum. Something like Museo del Barrio in NY.

One of my favorite projects is:

ARTISTICA-MENTE, an art educational project developed in two oposite schools in Coimbra. It was all about creativity and expressing what we think about different current subjects through art activities.

More about me:

I’m a freelancer.

I work in Oporto, Portugal.

Visitei pela primeira vez um museu aos sete anos de idade. Fui com a minha turma ao Museu de Angra do Heroísmo e senti-me extremamente responsável e orgulhosa ao ser eleita porta-voz da turma e secretária oficial da visita.

Hoje, em retrospetiva, por mais incrível que possa parecer, não posso deixar de pensar que foi nesse momento que me apaixonei pelos museus.

Porém, apesar dessa visita ter sido marcante, de entre todas as atividades escolares em que participei, só muito mais tarde, quando visitei pela primeira vez o Guggenheim em Bilbao, já com dezanove anos, durante um Intercâmbio Intercultural no âmbito das práticas de Animação Sociocultural, compreendi verdadeiramente o que os Museus podem fazer pela sociedade.

Desde então, desenvolvi uma obsessão saudável e assumida por museus, de tal forma que aquando da seleção de um contexto para realizar o meu estágio de Bacharelato em Animação Socioeducativa não hesitei em apontar o Museu Nacional de Machado de Castro, onde implementei o projeto de Animação de serviços educativos “Reconstruções pelo Sexto Sentido” e posteriormente, já na Licenciatura (com especialização em Infância e Juventude) o projeto de investigação-ação Artística-Mente.
Durante estas experiências destaco, até hoje, o papel que a Dr.ª Adília Alarcão e a Dr.ª Virgínia Gomes desempenharam no desbloqueio dos meus limites académicos e técnicos, inspirando-me a ser uma profissional melhor a cada dia.

Apesar dessas importantes vivências, foi na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, ao integrar, no ano letivo de 2007/2008 a Especialização em Animação e Mediação Cultural e posteriormente no ano letivo de 2009/2010 o curso de Especialização em Museologia, ao qual se seguiu o Mestrado, que sedimentei conhecimentos concretos no âmbito museológico e compreendi que a atração que os museus exercem sobre mim se prende, essencialmente, com a perspetiva de transversalidade, multidimensionalidade e multipotencialidade que o pensar e fazer museológico implicam.

Agora, após apresentar e defender o projeto de investigação “Museus e seus vizinhos: redesenhando limites citadinos”, cuja orientação, e mais do que isso tutela, esteve a cabo da Professora Doutora Alice Semedo, continuo entusiasmada com a ideia de que os museus são plataformas de inspiração e transformação e, acima de tudo, encorajada a dar o meu contributo nesse sentido.

Contact me:

celiagodinhomachado@gmail.com